Monte Everest
Caminho para o Monte Everest por Ivan Salomão
17 setembro, 2016
museu do amanhã
Museu do Amanhã palco da história colonial, literária e econômica
17 setembro, 2016

Vinho azul – Suave, Fresco e Vibrante

vinho azul

Gik Live, ou Blue Wine, é um indiscreto vinho azul que acaba de chegar ao mercado, foi desenvolvido através do desejo de seus criadores de quebrar regras e fugir das tradições.

Criado por seis espanhóis na casa dos vinte, que garantem ser “meros mortais”, o vinho azul é composto por uma variedade de uvas brancas e vermelhas, sem adição de açúcar, na qual foi acrescida  o índigo e a antocianina, pigmentos naturais retirados da própria pele da uva, para chegar à misteriosa cor intensa. O resultado é uma obra-prima à visão e ao paladar com características suaves, refrescantes e que equilibra o pH entre 3,2 e 3,7 e teor alcoólico de 11,5%.

De acordo com os jovens empreendedores, a ideia irreverente foi lapidada quando se depararam com o livro “A estratégia do oceano azul”, dos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, de onde extraíram a teoria dos oceanos, a qual diz que o oceano vermelho é repleto de tubarões que despedaçam os pequenos peixes, deixando uma mancha vermelha no mar, e que existem os oceanos azuis, onde não há concorrência, permitindo que os peixes nadem sem serem perturbados.

Além da tese que impulsionou o desenvolvimento do projeto, o conceito psicológico da cor foi determinante para a escolha, em que o azul simboliza movimento, inovação e infinito.

Após consolidar a ideia, não foi difícil estreitar parcerias com vinicultores, escolhidos a dedo, da Espanha e da França, além de institutos tecnológicos da indústria de alimentos e a Universidade do País Basco, com quem dedicaram dois anos de pesquisas e obtiveram o consentimento do rigoroso controle de qualidade para produtos alimentares da União Europeia.

Segundo a preferência de seus inventores, a ingestão do Gik é melhor apreciada se for aos 13˚C e, para isso, o ideal é que seja conservado em geladeira ou ambiente fresco e seco. Além disso, a bebida harmoniza bem com sushi, nachos com guacamole, molho tzatziki, massa carbonara e salmão.

A criação, ainda não disponível para venda no Brasil, apenas para alguns países da Europa, pode ser encontrada na internet e comprada em embalagens de 3, 6 e 9 garrafas de 750 ml ao custo de 11 dólares, sendo vendida apenas no e-commerce da marca. Enquanto isso, só podemos desejar que a expectativa não seja longa e que o Gik seja tão prazeroso quanto instigante.