saudavel
Seja onde você estiver, mantenha-se saudável em qualquer parte do mundo
23 setembro, 2014
barcelona
Relato de uma brasileira que viveu em terras catalãs
26 setembro, 2014

Paris, a capital cultural do mundo. Mas por quê esse título?

paris

A Cidade Luz destaca-se pela literatura, música, cinema e, principalmente, pelas artes visuais. É referência em moda, reconhecida pela alta gastronomia e um dos únicos lugares em que se pode tomar pra si o adjetivo glamour. Você já parou pra pensar o porquê da cidade receber o título de Capital Cultural do Mundo?

Pergunte a qualquer um que nunca foi para a Europa, qual cidade estrangeira que ele mais gostaria de visitar? Tenha absoluta certeza que, de 10 pessoas, pelo menos a metade dirá Paris. Não à toa, ela é um dos locais mais visitados do mundo e o destino de viagem preferido de grande parte dos turistas. Mas você já se perguntou por que exatamente isso acontece?

A Cidade Luz é rica em museus, diriam alguns. De fato, são cerca de 180 deles. No entanto, Istambul, Cairo e Jerusalém têm acervos ainda mais vastos e ricos em História. Outros poderiam afirmar que a fama cultural vem do grande número de belos edifícios e monumentos, como a insubstituível Torre Eiffel. No entanto, Cracóvia e Praga têm edifícios e estruturas ainda mais empolgantes que Paris e nem por isso recebem tamanha atenção dos viajantes. Obviamente, elas não possuem a aclamada Torre Parisiense, entretanto não se faz primavera com apenas uma flor.

O que acontece em Paris é que, além de reunir um conjunto de
 boas opções em literatura, música, cinema, artes visuais, moda, gastronomia e, por que não, glamour, a cidade soube construir sua marca. Ela mostrou que um destino turístico pode fazer parte do subconsciente de uma pessoa e virar uma referência assim como a Coca-Cola, a Nike ou a Ferrari.

Exatamente, por isso nenhum outro lugar no mundo jamais conseguirá rivalizar com Paris na categoria de melhor destino cultural para se visitar. Qualquer competidor, por mais que tenha grandes museus, atrações e lugares surpreendentes, nunca terão
 o tal do glamour. Paris é dona de um monopólio no mercado de elegância, glamour e sofisticação: as pessoas querem visitar Paris, porque sabem que trarão consigo uma pitada desses três elementos: elegância, glamour e muita sofisticação.