Tauá: de portas abertas e seguro para seu próximo evento
2 julho, 2020
AZUL: Assista e conheça as medidas adotadas de segurança
4 julho, 2020

Gramado volta a abrir parques, restaurantes, lojas e hotéis

O Governo do Rio Grande do Sul reconsiderou a decisão de ter mantido Gramado classificado com bandeira vermelha, dentro do modelo de distanciamento controlado do Governo do Rio Grande do Sul, anunciado na última sexta-feira (3). Nessa segunda-feira (6), a cidade voltou à classificação laranja, o que permite novamente o funcionamento de parques, restaurantes, lojas e hotéis (com ocupação de até 70%), entre outras atividades econômicas.

A decisão foi bem recebida por autoridades, empresários e trabalhadores, especialmente pelo fato do município registrar poucos casos positivos de coronavírus e adotar medidas de distanciamento social desde o início da pandemia, na segunda quinzena de março. Além disso, julho sempre foi um dos períodos de alta temporada turística de Gramado, atividade que responde por cerca de 85% da economia local.

Apesar da bandeira laranja, o secretário de Turismo de Gramado, Rafael Carniel, faz um alerta aos visitantes: “Estamos abertos, mas isso não significa que podemos andar descuidados. Pedimos para que as pessoas sigam rigorosamente os protocolos estabelecidos, com distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, e que busquem a ferramenta smart tracking, que pode colaborar para diminuir a cadeia de contágio”, disse.

Durante os finais de semana, a Prefeitura de Gramado realiza barreiras sanitárias nas duas principais entradas da cidade. Nas abordagens, profissionais entrevistam ocupantes de veículos e orientam sobre o uso de máscara em locais públicos e estabelecimentos comerciais, sugerindo evitar aglomerações. Na abordagem, também é feita a verificação de temperatura corporal, com termômetro infravermelho.

Novos atrativos

Paralelamente aos cuidados com a segurança de moradores e visitantes, a Secretaria de Turismo de Gramado aposta em novos roteiros ao ar livre, criando novos atrativos. Na última sexta-feira (3), foi lançado sete roteiros de cicloturismo. Os diferentes passeios turísticos oferecem a experiência de pedalar por paisagens do interior, conhecer comunidades e sabores da gastronomia local, além de pontos praticamente não visitados por pessoas que não são da região.

Cada rota é sinalizada com placas indicativas, para melhor navegação e segurança durante o trajeto. Também possui classificação, dividida em quatro categorias, que são severidade do meio, orientação do percurso, condições do terreno e intensidade do esforço físico. A atual bandeira laranja da região de Gramado vai até o dia 13 de julho. Na próxima sexta-feira (10), o Governo do Estado realiza uma nova avaliação das condições da Covid-19.

Fonte: Mercado e Eventos