gaston
Encontre o Gaston no Magic Kingdom Park
9 outubro, 2019
eventos
Flytour Gapnet de Porto Alegre realiza série de eventos
11 outubro, 2019

Entenda como funciona o cálculo das tarifas aéreas

tarifas

Você já parou para pensar porque, em um mesmo voo, passageiros pagam valores diferentes em passagens da mesma classe? Basicamente, isso acontece por conta da famosa lei da oferta e da procura. Mas além disso, há outros fatores que também influenciam no preço dos bilhetes aéreos. Um voo doméstico, por exemplo, pode ter até 10 tipos de valores e nem sempre o mais barato será aquele comprado com mais antecedência.

Até mesmo voos mais longos nem sempre são mais caros que os mais curtos. Isso ocorre porque as companhias aéreas usam uma estratégia chamada “gerenciamento de receita”, feita a todo instante, em tempo real. Com ela, as decisões são tomadas por um algoritmo que ajusta as tarifas usando informações que incluem reservas anteriores, capacidade restante, demanda média por determinadas rotas e a probabilidade de vender mais assentos posteriormente.

As companhias aéreas também analisam seus clientes para ajustar os preços. E isso geralmente significa dividir os passageiros em dois grupos: lazer e negócios, sendo o preço de cada grupo bem diferente um do outro. Os passageiros em viagens a lazer costumam comprar as passagens com meses de antecedência, de modo que as companhias aéreas tendem a iniciar as ofertas desses assentos com valores relativamente altos. Em seguida, ajusta os preços de acordo com a resposta do mercado.

Já para rotas comerciais típicas, as companhias aéreas começam com preços baixos para preencher uma capacidade mínima e aumentam os valores gradualmente, atingindo principalmente os passageiros corporativos, que geralmente costumam efetuar suas reservas de última hora.

E há ainda os dias mais baratos e mais caros para viajar. No ano passado, uma pesquisa realizada pela Airline Reporting Corporation constatou que sexta-feira era o dia mais caro para comprar uma passagem de avião, com voos até 13% mais caros do que os de domingo. Já terça-feira foi o dia mais provável para encontrar uma boa pechincha, pois as companhias aéreas tentam ocupar seus assentos restantes depois de ver como foram as vendas do fim de semana.