Curiosidades de São Paulo: O quanto você conhece a cidade?
22 janeiro, 2020
Pontos turísticos: Conheça os melhores passeios de São Paulo
24 janeiro, 2020

Dicionário de paulistanês: Entenda as gírias paulistanas

Foto: Caminha Gente

Com mais de 4 séculos de história, São Paulo tem uma cultura riquíssima e gírias usadas somente na região. Até mesmo um brasileiro pode se perder no meio de tantas gírias que os paulistanos usam. A primeira coisa que você precisa saber é que você não precisa ser da família para ser um hermano, TODOS VÃO TE CHAMAR DE MANO​!

​Se você precisar de ajuda para chamar o seu parça, para um rolê daora e tomar várias brejas, não se preocupe. Conheça o Dicionário de Paulistanês e fique ligado​ em todas as expressões. Confira algumas abaixo:​

Dicionário de Paulistanês

Gíria Definição Uso em uma frase

 

Biscoito Esta palavra​ não existe no dicionário do paulistano. Ver “Bolacha”
Brêja Cerveja Me vê uma brêja aí, campeão.
Daora Bom, bacana, muito legal, interessante, divertido, coisa boa. Meeoo, que pisante daora!! Onde você comprou?
Embaçado Além de referir à condição climática nublada, também pode ser usada para descrever uma situação chata e complicada ou até um sujeito que dificulta as coisas. Fulano tá embaçando.
Farol Versão paulistana da palavra semáforo/sinal. O farol abriu. Anda!
Ibira Verbete que refere-se ao Parque Ibirapuera Pega o ônibus 875M-10, que ele passa lá no Ibira.
Itaquerão Arena Corinthians. Estádio oficial do Sport Club Corinthians Paulista e que também sediará a abertura da Copa do Mundo FIFA de Futebol. Ah, o Itaquerão chama assim porque fica no bairro de Itaquera?!? Não, não?
Manjar Entender, compreender, saber fazer algo bem, ter conhecimento sobre determinado assunto. Ele é tipo o Mac Gyver, manja das coisas.
Miar Programa/passeio ruim, vazio, que decepciona, que não corresponde às expectativas. Também pode ser usado como sinônimo de desistir, cancelar, deixar de comparecer, ausentar-se. Ih, parece que vai chover. Acho que o rolê vai miar.
Na faixa Grátis, entrada gratuita, catraca livre. Os shows da Virada Cultural são na faixa.
Osso Difícil, complicado, complexo, trabalhoso, árduo. Fazer dieta é osso.
Padoca Padaria. Vai lá na padoca e compra pão pra mãe, filho?
Parça Parceiro, amigo, companheiro, pessoal próxima, colega. E aí, parça, beleza?
Pebolim Futebol de mesa, totó, fla-flu ou ainda matraquilhos, matrecos ou perceberitos. Lá no acampamento tem quadra de futebol, piscina, sinuca, pebolim e até tirolesa.
Pe​tê Acrônimo de Perda Total. Estado de inutilização de um bem material ou também quando alguém bebe demais e passa mal. Depois daquela batida o carro já era. Deu Petê.
Pipocar Dar pra trás, amarelar, desistir de algo sem antes tentar por medo/receio/controle emocional. Tô achando que na hora H ele vai pipocar.
Pisante Tênis, calçado, chuteira. Daora esse pisante, meo.
Quebrada Vizinhança, redondezas, periferia, bairro. Cola aí na minha quebrada amanhã.
Quilão Restaurante que vende comida por quilo. O bom do quilão é que você pode escolher.
Rolê Passeio, saída, viagem ou também trabalhoso, difícil, consumidor de tempo. Vamos dar um rolê no Shopping Itaquera. Topa? Ah, não. É mô rolê pra chegar.
Salve Oi, cumprimento. Quero mandar um salve para a minha mãe, meu pai, meu amigo Pedro?
Se pá Talvez, se der certo, provavelmente, se for possível, quiça. Quando algo tem grande probabilidade de acontecer. Se pá, eu colo na festa hoje.
Tá tirando? Expressão usada quando alguém está inconformado com uma fala/ação de mau gosto. Semelhante à “Tá de brincadeira/zoação/sacanagem/onda comigo?”. O que você disse? Tá me tirando, mano?
Trampo Emprego, trabalho ou algo árduo, que exige esforço. Deu mó trampo pra chegar no trampo hoje.
Treta Briga, confusão, rolo, desentendimento ou também algo desonesto, sujo, este último derivado de “Mutreta”. O que aconteceu? Ih, Maior treta, mano. Depois te conto.
Véi Pronome de tratamento 2ª pessoa do singular. Originário de véio, que vem de velho. O mesmo que “Mano”, “Cara”, “Meo”. Véi na boa, cadê meu carro?

 

Zica Onda de azar, má sorte ou ainda bom, legal, descolado. Ih, que zica. Tá dando tudo errado.
ZL Gíria atribuída a Zona Leste da cidade de São Paulo. Onde você mora? Eu sou da ZL!

 

Para conhecer mais gírias paulistanas, entre no dicionário de paulistanês. E para treinar, não se esqueça de conhecer as ofertas para São Paulo no site da Flytour Viagens, e fale com o seu agente de viagens.

E veja mais posts sobre São Paulo no Blog do Grupo Flytour.