Nenhuma Grande Estrela Brilha Sozinha
10 outubro, 2014
passaporte
E se eu perder o passaporte durante a viagem?
20 dezembro, 2014

Chapada dos Veadeiros. Conheça um dos lugares mais bonitos do Brasil

chapada dos veadeiros

Num pedaço paradisíaco do Brasil, pessoas de todas as partes do país celebram o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros que, em 2015, chegará a sua 15ª edição.

Na pequena Vila de São Jorge, a 36 Km de Alto Paraíso, em Goiás, todo mês de julho é marcado por uma movimentação fora do comum. O 
lugar, pacato e sereno durante quase todo o ano, atrai nada menos do que cerca de 30 mil visitantes para celebrar manifestações culturais de todas as partes do País. Trata-se de uma oportunidade única para viajantes conhecerem e vivenciarem a essência de tradições (às vezes, centenárias), mantidas até hoje por várias comunidades, além de, é claro, ver shows de artistas consagrados da música brasileira, como Naná Vasconcelos e Hermeto Pascoal, que já passaram por lá.

Músicos, dançarinas, poetas, índios, atores, fotógrafos e pessoas de todas as partes do Brasil e do exterior. É dessa miscigenação que o Encontro de Culturas tira seus maiores atrativos. As atividades, promovidas durante o evento, são todas gratuitas e não se restringem apenas
 a shows. Oficinas de teatro, circo, mamulengo (fantoche típico do Nordeste), entre outras, movimentam o festival, que inclui ainda debates sobre Cultura, Meio Ambiente e assuntos relacionados às questões socioculturais brasileiras.

Durante os dias de evento, a Vila de São Jorge se transforma em um cenário de raríssima riqueza intelectual, numa troca intensa de histórias e de experiências entre os participantes. Nas pequenas praças da vila, atrações espontâneas também acontecem a todo momento, transformando o lugar num 
palco constante de intercâmbio cultural. Músicos, vendedores 
de artesanatos e viajantes preenchem as ruas da Vila e aproveitam a movimentação para promover seus trabalhos.

Com tantas atrações e diversidade, é difícil dizer o que mais vislumbra os visitantes do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Com certeza, uma das principais estrelas do festival é a Aldeia Multiétnica. Organizado desde 2007, o espaço congrega diversas etnias indígenas que, durante os dias do evento, ficam acampadas no local e realizam atividades com o objetivo de promover a interação entre as tribos de diferentes etnias e visitantes. A Aldeia fica em um ambiente que reproduz o habitat natural dos índios, o que contribui para a quebra de preconceitos e motiva debates e discussões capazes de influenciar políticas públicas voltadas às comunidades indígenas.

Toda essa diversidade cultural e as festividades acontecem num cenário de natureza exuberante e inigualável. A Vila, com cerca de 500 habitantes, abriga 
o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que possui grande quantidade de cachoeiras, rios e paredões de tirar o fôlego, além de trilhas magníficas que só podem ser feitas com o acompanhamento de um guia.

Se não bastasse, ainda há outra forte característica que atrai turistas dos 4 cantos do mundo. A Chapada fica localizada no paralelo 14 sul de latitude, exatamente na mesma linha que Machu Picchu no Peru. Por essa coincidência e por abrigar grande quantidade de cristais, existe um grande misticismo por trás da Chapada dos Veadeiros. No fundo, é mais um ingrediente que transforma o Encontro de Culturas Tradicionais em roteiro obrigatório a quem visitar o Centro-Oeste do Brasil em julho.